terça-feira, 19 de junho de 2012

      
                                   Benção da Cruz da Comunidade Santa             
          Rita de Cássia, Jardim Frizzo-Guarulhos-SP

“A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina.”(1Cor 2,18)

Para nós cristãos, e em especial para nós católicos, a cruz de Nosso Senhor se reveste de um especial significado. Por ela foi pago o preço de nosso resgate, nela foi derramado o mais precioso sangue, o de um Deus. Por esse motivo sempre em nossas igrejas e capelas é posto em lugar de destaque este Santo Sinal, para que sempre tendo a vista este bendito estandarte possamos lembrar que sem ela não se chega á ressurreição.
Por este motivo no dia 16 de junho foi benta a nova cruz que orna o altar da Capela Santa Rita de Cássia no Jardim Frizzo. A obra foi idealizada para ser uma janela (ícone) que conduza todos os que a olharem a uma profunda oração e meditação da Paixão do Senhor e busquem, a exemplo dos santos Caetano e Rita, viverem sua condição de batizados e vocacionados á santidade. Como todo ícone bizantino, este se reveste de significado que nos fala á alma e nos convida a meditação.

A cabeça de Jesus é coroada por três fachos de luz dourada com as inscrições em grego: IC=Jesus XC=Cristo YΘ=Filho de Deus (Jesus Cristo Filho de Deus), seu olhar fita aqueles que entram na capela e os convida a ficar com Ele.

                                    
A baixo da mão direita está a letra grega alfa: Cristo é o principio de Tudo, “Nele foram criadas todas as coisas (Cl 1,16). No quadro que segue a baixo da mão a figura de São Caetano olha para o Cristo e de sua boca sai a expressão:”Liguei minha vida á cruz de Cristo.”


Sob a mão esquerda a letra grega ômega: Cristo é o nosso fim último, “Nele nos movemos, existimos e somos” (At 17,28). No quadro a baixa a figura de Santa Rita olha para o seu Amado e num suspiro de amor diz: “Por amor a tua Paixão ó Jesus!”
                                   
Do lado direito do peito de Jesus a profunda chaga “de onde jorrou sangue e água” (Jo 19,34) de onde também nasceram a Igreja e os sacramentos para nossa santificação e auxilio na caminhada rumo ao céu.



Os pés de Jesus repousam sobre um trimonte, símbolo da Ordem dos Clérigos Regulares, e desta terra umedecida pelo sangue redentor faz brotar para a Igreja, e como testemunho para o mundo,(simbolizado na planta) homens que souberam levar ao extremo a sua opção no seguimento de Cristo: São Caetano, Santo André Avelino, São José Maria Tomassi, Beato Paulo Buralli D’Arezzo, Beato João Marinoni. A flor em botão representa  os santos que ainda estão por vir e que são gerados no coração da Trindade santa.
Todo o Ícone é cercado por um feixe azul que representa Maria que envolveu o corpo de Nosso Senhor durante a gestação e que também envolve aqueles e aquelas que se dispõe a seguir seu Divino Filho.
                                
Rezamos e esperamos que esta cruz possa ser sinal de Cristo e de sua vitória sobre a morte e o pecado e conduzir muitos á oração e a contemplação.  Cristo nos reconciliou com Deus, reunindo-nos num só corpo pela virtude da cruz, aniquilando nela toda inimizade.(Ef 2,16) “Mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, mas para os eleitos...força de Deus e sabedoria de Deus. (1Cor 1,23-24)
                                                                                                                         João Amaro